Plantando àrvores frutiferas em vaso.



Quem não gosta de colher uma fruta direto da árvore??
Principalmente as crianças. Elas adoram!!
Posso garantir que é bem mais fácil do que parece. Basta um bom vaso ( prefiro os de barro que mantém o solo mais fresco e retém os nutrientes), pedrisco (usado em construção) para colocar no fundo e melhorar a drenagem, terra de boa qualidade misturada com areia comum de construção (1/4 do volume da terra), um fertilizante formulação 4-14-8 e uma muda (de preferência enxertada, pois irá produzir mais rápido e melhor) encontrada em qualquer grande loja de artigos para jardim. Há uma boa variedade: jabuticabeiras, acerola (a da foto acima), pitanga, amoreira, figueira ou romã. Qualquer uma delas se adapta bem ao vaso e não requer grandes espaços. Podem ser cultivadas num pequeno quintal ou no terraço de apartamento.


O que não pode faltar é uma boa rega diária, sol e adubação de 3 em 3 meses . Alterne as formulações. Uma vez use 4-14-8 e na outra 10-10-10. Cuide para usar a quantidade certa especificada na embalagem. Para adubo granulado uso 2 colheres (sopa) cheias, para um vaso com 20 kg de terra. Tenha sempre o cuidado de colocar o adubo no canto do vaso, longe do tronco da planta. Para finalizar,  uma rega abundante.
São pequenos cuidados que garantem muita satisfação.


No domingo pela manhã, junto com as crianças, recolher essas jabuticabas bem docinhas, não tem preço.
Se quiser mais dicas sobre as melhores espécies para vaso e de como fazer uma deliciosa pink lemonade com as amoras que estão em plena época, entre no link .Aproveite também muitas receitas da cozinha vegetariana e vegana.



Num pequeno quintal ou corredor, desde que tenha luz solar direta, pequenos milagres acontecem.


Desde temperos variados, sempre fresquinhos e cheirosos,  para as mais diversas preparações culinárias ou jabuticabas, graviolas e pitangas no corredor.


Sem falar no pé de manga rosa plantado em vaso, que ficou tão carregado que precisou ser escorado por um cabo de vassoura.


A graviola também marcou presença com muitas flores e três graviolas

O contato com a natureza é tudo de bom. Qualquer cantinho ensolarado, pode ser o começo de tudo.

Comentários

Postagens mais visitadas