Pular para o conteúdo principal

Destaques

O adubo natural que fez a "florestinha" verde aqui de casa crescer como nunca.

  Tenho algumas plantas na lavanderia. Eram pequeninas e o verde delas estava bem "desbotado". Até a ficus lyrata tinha  folhas pequenas e não crescia. Foi então que experimentei um adubo novo e o "milagre" aconteceu. As plantas ficaram bem verdes e disparam a crescer de um jeito que dá gosto de ver.  Postei a "florestinha" no Instagram e começaram a perguntar que adubo eu tinha usado.  Como o resultado foi muito bom e rápido, resolvi compartilhar aqui para quem quiser testar e ver suas plantinhas cresceram como nunca. Até quem planta horta em casa ou temperos (fotos acima: hortelã e alecrim), vai gostar pois o adubo é totalmente natural, feito à base de algas marinhas (alga lithothamnium). Vem em uma embalagem de 138 ml, produzida pela West Garden Ind. e Com. Ltda. É encontrado facilmente em supermercados e lojas especializadas em plantas e mudas. O meu comprei no Carrefour. O preço é justo e o rendimento muito bom.

Fazendo o melhor café com a cafeteira francesa ou um "french press coffee"


Muita gente fica curiosa sobre como usar a cafeteira francesa e, principalmente, sobre o sabor do café que ela faz.
No dia a dia, gosto de usar a cafeteira italiana , pelo simples fato de que é muito prática. Só não abro mão do café moído na hora, seja qual for a cafeteira.
Adoro usar a cafeteria francesa quando tenho mais tempo disponível e quero saborear calmamente um café mais cremoso, intenso e repleto de sabor.  O resultado é totalmente diferente da cafeteira italiana ou do tradicional café coado. Café de cafeteira francesa é o café "roots" onde todos os óleos essências do grão explodem em uma xícara fumegante.
Vamos ao passo a passo do bom uso de uma cafeteira francesa.



Escolha uma boa cafeteira. Existem muitas marcas e os mais variados preços.  Opte pela que melhor  se adequar às suas  necessidades ( tamanho, modelo, preço, design...).


A primeira providencia é escolher um bom café em grão com torra média.  A torra mais forte produz um café mais escuro e amargo. É uma questão de gosto. A seguir não esqueça de usar água mineral. Faz a toda a diferença.


Moa o café na hora. Para isso use um moedor específico ou o liquidificador.


A moagem deve ser mais grossa, quase tipo "farinha para quibe fina".


Tire a tampa da cafeteira.


Escalde a cafeteira e as xícaras com água quente.


Aqueça 250 ml de água mineral até o ponto de quase fervura. Coloque duas colheres bem cheias do café moído na cafeteira.


Adicione a água quente, lentamente, molhando todo o pó.  Misture delicadamente.


Tampe a cafeteira, mas mantenha o êmbolo levantado.


Espere 4 minutos.


Abaixe o êmbolo lentamente, até chegar ao fundo.


Pronto. O café está pronto para servir direto da cafeteira.


É normal que fique um pouco de borra no fundo da xícara, após degustar o café. Principalmente as partículas mais finas.

Comentários

Postagens mais visitadas