Falando um pouco da história das orquídeas ou #orquidofilosurbanos



Quando digo que as orquídeas são verdadeiras jóias da natureza, fica parecendo frase feita, mas é a pura verdade. São lindas demais, por isso não é à toa, que haja tantos apaixonados por elas. Eu sou uma delas. Embora seja amadora no assunto, gosto de passar adiante tudo que já aprendi por experiência e observação. Em cada canto disponível, vou colocando os vasos de orquídeas.





Essas flores são fascinantes e não são tão difíceis de lidar, como pode parecer à primeira vista. É um prazer cuidar delas. Em troca, com sua beleza e  grande variedade de cores, texturas e formas, elas tranformam o mundo cinzento e frio da cidade, em um lugar muito melhor para se viver.



Olhando as fotos, não é difícil entender porque as orquídeas são flores tão apreciadas no mundo todo. São belas e elegantes. Tem uma infinidade de cores e formas absolutamente incríveis. É impossível ficar indiferente diante de tanta beleza.
As orquídeas tem uma história longa e rica. Estão presentes no mundo todo, nos mais diversos climas, com exceção dos polos gelados e dos desertos. São conhecidas pelos gregos, desde a antiguidade. Acreditavam que elas tinham propriedades medicinais ligadas a virilidade.
Para os chineses eram um poderosos remédio na cura de doenças do pulmão e tosses em geral. Os astecas utilizavam a orquídea do genêro vanilla. Extraíam de seus frutos (vagens) a baunilha, que misturavam ao chocolate, para recuperar a saúde e aumentar a força.
O nome orquídea vem do grego órkhis, que significa testículo e eidos significa aspecto. Isso se explica, porque as primeiras orquídeas descritas, foram as da espécie orchis, que apresentavam pequenos tubérculos semelhantes a testículos masculinos.


O nome acabou sendo utilizado para toda a família Orchidaceae, que foi definitivamente estabelecida em 1789, por Antoine Laurent de Jussieau.
Na Inglaterra vitoriana, tornaram-se modismo entre os nobres, e acreditavam que possuía propriedades terapêuticas e de proteção contra doenças. Também eram intimamente ligadas a luxúria, beleza, riqueza e ao amor.


Na natureza existem mais de 25.000 espécies catalogadas e a cada ano descobre-se uma nova.
O Equador apresenta o maior número de espécies, num total de 3.549. A Colombia está em segundo lugar com 2.723 e o Brasil em terceiro com 2.590, sendo que só na Mata Atlântica há mais de 1.500 espécies diferentes.

Acho importante conhecer um pouco mais sobre essas preciosidades. No próximo post conto mais algumas curiosidades e apresento as mais comercializadas.

Comentários

Postagens mais visitadas