Fazendo novas mudas de orquídeas - segunda parte

Quem gosta de orquídeas, tem muito prazer em cuidar dessas pequenas jóias. Para isso é preciso reunir alguns itens básicos:
 - um regador de bico fino
-  um borrifador spray
- anti-pragas spray (combate cochonilhas, lagartas e pulgões)
- fertilizante para orquídeas em spray
-  uma tesoura de poda ( bico fino) .
O regador de bico fino é para molhar a base, o substrato onde a orquídea esta plantada. O borrifador spray, serve para manter as folhas umedecidas e para borrifar a água com adubo foliar. O fertilizante para manutenção de orquídeas, deve ser aplicado conforme instruções do fabricante, pelo menos uma vez ao mês. O spray anti-pragas deve ser aplicado sempre que encontrar pequenos pulgões verdes e lagartas atacando os brotos. Ao menor sinal de  pontinhos brancos ou cochonilhas na parte de trás das folhas. Também, quando ao virar as folhas, encontrar furos e manchas. Qualquer praga que esteja sugando a seiva da folha. Aplique conforme instruções do fabricante. Por fim, e não menos importante, a tesoura que deve ser mantida sempre limpa. Serve para cortar folhas amareladas, hastes secas e fazer mudas.
Fazendo novas mudas de orquídea dendrobium.
.

Orquídeas dendrobium são muito fáceis de multiplicar. Espere que floresçam e após as flores caírem, escolha uma haste vigorosa que já floriu.



Corte a haste...


Separe a haste e então procure amarra-la, com um fio de algodão, em uma árvore ou arbusto (a haste da foto esta amarrada em um pé de mini-romã), até que comece a enraizar. Regue com o borrifador, e espere que as raízes se desenvolvam bem.

Depois de alguns meses, uma nova haste irá se formar, juntamente com novas folhas. As raízes já estarão bem fortes. É o momento de levar a nova muda para seu local definitivo, seja em uma árvore ou em um vaso. Há quem fixe as orquídeas (adultas ou mudas) às arvores usando meia-calça feminina como suporte. Há inclusive, uma iniciativa muito bonita, de resgatar orquídeas do lixo e fixa-las em árvores, nos espaços públicos. Achei muito bonito, o que uma jovem vem fazendo em Pinheiros ( SP), tornando a cidade mais bonita e humana.Quem quiser conhecer o trabalho dela, fica o link::

http://vejasp.abril.com.br/materia/florista-replanta-em-pinheiros-orquideas-descartadas-por-escritorios

No próximo post vamos falar sobre o plantio de orquídeas em vaso.


Comentários

Postagens mais visitadas