Entenda (e salve) suas Orquídeas - save your orchids.

As orquídeas nunca deixam de me surpreender. Por isso acho tão interessante cultiva-las. Estas duas, nas fotos, estavam em péssimo estado. Imaginei que estivessem prestes a morrer. Eu havia feito uma tentativa frustrada de aclimata-las em outro lugar, já que estou ficando sem espaço nos locais em que elas gostam de ficar, e quase acabei com elas. A primeira, uma phalaenopsis, estava com as raízes bem ressequídas e as folhas severamente queimadas, pelo sol. A outra é uma dendrobium, sem folhas, cuja haste e raízes estavam totalmente ressecadas. Eu estava me preparando para retira-las do vaso, imaginando que estivessem mortas. Então, em questão de uma semana, as duas me revelaram seus pequenos segredos. Estavam maltratadas, porém, bem vivas e preparando uma farta florada. A dendrobium abriu suas flores em maio. 




Um cacho delicado e gracioso de flores brancas com o centro púrpura. As raízes começaram a se desenvolver.Após a floração, ficará uma nova planta em desenvolvimento.

A haste da phalaenopsis continuou crescendo e formando os botões.
 
E com as folhas ainda danificadas, floresceu.
Aos poucos, vamos conhecendo o lugar ideal para aclimata-las em nossa casa. Elas são cultivadas em estufas com ambiente controlado, portanto é muito natural que sofram ao se adaptar em sua nova casa.
Já percebi que elas gostam de pouco vento, muita luz, porém com pouco sol direto (só o da manhã, ou do finalzinho da tarde). Caso contrário, teremos folhas e raízes queimadas como as da foto no início do post. Pouca luminosidade, proporciona folhagem bem verde e viçosa, mas não favorece a floração (isso serve para as violetas também). As folhas, adoram um belo borrifo de água. Ficam fresquinhas e viçosas. Evite água com muito cloro e pelo menos uma vez ao mês, adicione adubo foliar na água. Estou aprendendo aos poucos, que essas flores maravilhosas são bem mais resistentes do que eu imaginava.

Comentários

Postagens mais visitadas