Pular para o conteúdo principal

Destaques

O adubo natural que fez a "florestinha" verde aqui de casa crescer como nunca.

  Tenho algumas plantas na lavanderia. Eram pequeninas e o verde delas estava bem "desbotado". Até a ficus lyrata tinha  folhas pequenas e não crescia. Foi então que experimentei um adubo novo e o "milagre" aconteceu. As plantas ficaram bem verdes e disparam a crescer de um jeito que dá gosto de ver.  Postei a "florestinha" no Instagram e começaram a perguntar que adubo eu tinha usado.  Como o resultado foi muito bom e rápido, resolvi compartilhar aqui para quem quiser testar e ver suas plantinhas cresceram como nunca. Até quem planta horta em casa ou temperos (fotos acima: hortelã e alecrim), vai gostar pois o adubo é totalmente natural, feito à base de algas marinhas (alga lithothamnium). Vem em uma embalagem de 138 ml, produzida pela West Garden Ind. e Com. Ltda. É encontrado facilmente em supermercados e lojas especializadas em plantas e mudas. O meu comprei no Carrefour. O preço é justo e o rendimento muito bom.

Preparando novos vasos para as orquídeas.



Muitas vezes encontramos belas orquídeas (com preços muito convidativos)  nos supermercados. Na maioria das vezes estão com as raízes saindo do vaso, tanto pela parte superior como através dos orifícios de drenagem. É sinal, que a planta precisa de um vaso maior.Se a planta estiver saudável, viçosa e com raízes abundantes, o ideal é esperar que a flor murche e proceder à troca e vaso. Foi o que fiz com a orquídea da foto acima. Assim, que a flor murchou, preparei um vaso novo para ela.



Primeiro encontrei um vaso especial para orquídeas, pois permite uma ótima drenagem e expansão das raízes.

Depois separei fibra de coco.


 Casca de pinus média


 Pedacinhos pequenos de carvão.


 Pedrisco pequeno ( o mesmo usado em construção).


Forrei o fundo do vaso, com um pouco de pedrisco e carvão. Tirei a orquídea do vaso de plástico, com cuidado para não danificar as raízes. Acomodei a orquídea no centro do novo vaso. Envolvi as laterais da planta, com fibra de coco.  Distribuí ao redor dela e sobre a fibra de coco a mistura de casca de pinus juntamente com o restante de  pedrisco e carvão. Se quiser pode optar por misturas  prontas para plantar orquídeas, mas sempre misture com pedrisco, para melhorar a drenagem e evitar que a planta apodreça. 


Aperte bem, para fixar a planta. Corte as folhas amareladas. Regue abundantemente.Deixe a água escorrer. Pulverize as folhas com adubo foliar especial para manutenção. Leve para um local definitivo. Precisa ser  iluminado, porém ao abrigo do vento e sol direto.
Em breve, já aclimatadas, começaram a despontar novas folhas, brotos e raízes.  

Comentários

Postagens mais visitadas